Evento presencial marca a posse da segunda gestão da Frente Negra Gaúcha nesta sexta-feira, 26/11

Frente Negra • 26 de novembro de 2021

Evento presencial marca a posse da segunda gestão da Frente Negra Gaúcha nesta sexta-feira, 26/11


Um dos mais tradicionais clubes negros do Estado, a Associação Satélite Prontidão, será lugar, nesta sexta-feira, dia 26 de novembro, a partir das 19h30min, da posse da segunda gestão da Frente Negra Gaúcha (FNG). “A recondução da primeira diretoria para o biênio 2022-2023 demonstra que as finalidades e os objetivos estratégicos pretendidos pela entidade, quando de sua fundação, foram atendidos, mas sabemos que o trabalho está apenas começando”, observa João Carlos Almeida dos Santos, o presidente reeleito. O evento é aberto ao público e será transmitido no Youtube da entidade (confira o “Serviço”).

 

Tomam posse, o economista e advogado João Carlos Almeida dos Santos, como presidente; a pedagoga Vanessa da Silva Mulet, como vice-presidenta; o advogado Luis Carlos Souza dos Santos, como Diretor Financeiro; a professora Elaine Carvalho Valcam como Diretora-Financeira substituta; o técnico Silvio Luiz Garcias, como Diretor Social; o administrador e acadêmico de História, Érico Oliveira Leoti, como Diretor Social substituto; a estudante Aline Niara Rodrigues Alves, como Diretora de Formação Política; o doutor em Ciência Política, Airton Fernandes Araújo, como Diretor-substituto de Formação Política; a jornalista e especialista em produção cultural, Silvia Abreu, como Diretora de Comunicação; a jornalista Alessandra Folyver, como diretora-substituta de Comunicação; a técnica de enfermagem Tânia Maira dos Santos Vieira como Secretária e o professor-mestre Lucas Roxo como Secretário-substituto. Integram o Conselho Fiscal: a bióloga e ativista do movimento negro, Maria Cristina Ferreira dos Santos; o administrador Kleber Rocha da Silva; o empresário Antônio Eduardo de Matos Ferreira; o contador Euclides Martins Camargo e o advogado José Guarassu Barbosa.

 

Criada em 2019, a Frente Negra Gaúcha é uma associação civil com fins públicos e não lucrativos, de caráter educacional e cultural, de formação política e social, filantrópica, assistencial, promocional e sem cunho partidário. É composta por negros e não-negros, sem distinção de gênero, idade, origem social, de classe e religiosa, escolaridade e naturalidade. Busca a coalizão de todas as forças para o enfrentamento do racismo sistêmico que estrutura a sociedade brasileira. A FNG tem por objetivos a conscientização e a promoção do(a) negro(a) e do seu potencial, por meio da formação e da representação política nos diferentes espaços de poder para redução das desigualdades raciais e sociais.

 

Em seus dois anos de mandado, a Frente Negra Gaúcha realizou importantes ações no campo social, educacional, cultural, político e da saúde, tendo, hoje, reconhecimento nacional. Não por outro motivo, o Coletivo Cuca Congo apresentou, nesta semana, uma proposta na Câmara Municipal de Porto Alegre para conceder a Comenda Porto do Sol à Frente Negra Gaúcha.

 

"Nesta primeira gestão, tivemos a oportunidade de realizar alguns dos nossos sonhos e propósitos, mas esta administração, em especial, deverá consolidar a atuação da Frente no sentido de levar a população negra gaúcha a uma reflexão profunda sobre a necessidade da representatividade negra nos espaços de poder", afirma João Carlos Almeida dos Santos. O presidente da FNG destaca a formação de uma bancada negra no Legislativo Municipal como uma das principais conquistas da população gaúcha nas últimas décadas e afirma que a entidade tem atuado no sentido de propor pautas para ações públicas que minorem as dificuldades das populações mais vulneráveis da cidade.

 

"São ações na área da educação, não apenas com a elaboração de propostas, mas, também, na atuação no âmbito da formação, da mesma forma na área da saúde com ênfase na informação e formação junto às comunidades. Também pretendemos ampliar nossas proposições na área de emprego e renda com destaque à participação de empreendedores negros, ações e promoções culturais, bem como pretendemos ampliar nossa atuação social com ações solidárias, a exemplo do que já viemos fazendo”, ressalta. 

 

Segundo Almeida dos Santos, "precisamos ser propositivos no sentido de demonstrar à sociedade em geral (negros e não-negros) que a eliminação das desigualdades sociais e raciais será uma conquista de todos e para todos, com vantagens, benefícios e desenvolvimento socioeconômico para toda a Nação". Ele ainda ressalta que cabe ao Estado implantar as políticas públicas nestes combates. "Mais do que isso, é mister que o Poder Público no exercício pleno da democracia estimule e auxilie os segmentos sociais no aprofundamento das discussões e soluções, no sentido da elaboração e implementação de ações e políticas de toda e qualquer natureza, que contribuam para a diminuição das desigualdades econômicas e sociais e para o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira", conclui.

 

Canais de Comunicação da Frente Negra Gaúcha:


Serviço:

  • O Quê: Posse da nova diretoria da Frente Negra Gaúcha
  • Onde: Associação Satélite Prontidão | Rua Alberto Rangel, 528, Bairro Rubem Berta, Porto Alegre-RS | Telefone: (51) 99119-2973
Por Frente Negra 17 de outubro de 2025
Porto Alegre, 17 de outubro de 2025 A Comissão Eleitoral da Frente Negra Gaúcha (FNG) informa a homologação da chapa única inscrita para concorrer às eleições da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade, referente ao biênio 2025/2027. Após análise documental, a chapa teve seu registro validado por atender integralmente às exigências previstas no Estatuto Social e no Regimento Interno da FNG. Com a homologação, inicia-se oficialmente o período de campanha eleitoral, que se estenderá até o dia 04 de novembro de 2025, antecedendo a Plenária de Eleição, marcada para o dia 06 de novembro de 2025. O processo reafirma o compromisso da Frente Negra Gaúcha com uma gestão democrática, participativa e transparente, fortalecendo sua missão histórica de promover a igualdade racial, a justiça social e a representatividade negra no Rio Grande do Sul. Confira abaixo a nominata completa da chapa única homologada pela Comissão Eleitoral: Diretoria Executiva Presidente: Vanessa da Silva Mulet Vice-Presidente: Maria Cristina Ferreira dos Santos Secretário(a): Tânia Maira dos Santos Vieira Secretário(a) Substituto(a): Margarida Maria Martimiano Ramos Diretor(a) Financeiro(a): Eliane Carvalho Valcam Diretor(a) Financeiro(a) Substituto(a): Luis Carlos Souza dos Santos Diretor(a) Social: Silvio Luiz Garcias Diretor(a) Social Substituto(a): Francisco Carlos Paiva Moreira Diretor(a) de Formação Política: Luciane Pereira da Silva Diretor(a) de Formação Política Substituto(a): Cassio Eduardo Santos de Abreu Diretor(a) de Comunicação: Kirion Lopes Martins Diretor(a) de Comunicação Substituto(a): Aline Niara Rodrigues Alves Conselho Fiscal Conselheiro(a) Fiscal Efetivo(a) 1: José Guarassu Barbosa Conselheiro(a) Fiscal Efetivo(a) 2: Fábio Fonseca da Silva Conselheiro(a) Fiscal Efetivo(a) 3: Rogério Wanderley de Oliveira Ribeiro Conselheiro(a) Fiscal Suplente 1: Edson Camargo da Cunha Conselheiro(a) Fiscal Suplente 2: Euclides Martins Camargo A Comissão Eleitoral, composta por Erico Oliveira Leotti, Rosane da Silva Pires, Airton Fernandes Araújo e Roberto Schultz, permanece à disposição para prestar informações e acompanhar o processo, conforme o Edital de Convocação. Calendário Eleitoral Publicação do Edital: 24/09/2025 Inscrição de Chapas: até 15/10/2025 Divulgação das Chapas Validadas: 17/10/2025 Campanha: 17/10 a 04/11/2025 Plenária de Eleição: 06/11/2025 Frente Negra Gaúcha – Construindo o presente, fortalecendo o futuro.
Por Paula Martins 1 de outubro de 2025
Vanessa Mulet: voz, estratégia e resistência na condução da Frente Negra Gaúcha
Por Frente Negra 24 de setembro de 2025
Potências Negras: Frente Negra Gaúcha lança programa para fortalecer lideranças e ampliar participação política
Por Frente Negra 1 de setembro de 2025
O Programa “Potências Negras”, iniciativa da Frente Negra Gaúcha (FNG) viabilizada por emenda parlamentar da deputada federal Daiana Santos, segue avançando em suas etapas de implementação. O projeto tem como objetivo formar e fortalecer lideranças negras em comunidades periféricas do Rio Grande do Sul, por meio de cursos que integram letramento racial, formação política e estratégias de mobilização social. Desde o lançamento do edital, a equipe responsável avançou por diferentes etapas preparatórias: análise de currículos, entrevistas com candidatas(os) e avaliação da comissão técnica, que resultaram na definição dos facilitadores selecionados. Com essa fase concluída, o projeto segue agora para a assinatura dos contratos e, em seguida, para o início da divulgação das inscrições junto às comunidades beneficiadas.  A proposta pedagógica parte da educação como prática emancipatória, inspirada em referências como Paulo Freire, Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, Silvio Almeida e Frantz Fanon. Ao longo do curso, cerca de 50 participantes serão capacitados em conteúdos que abrangem justiça racial, participação política, comunicação e valorização das trajetórias da população negra.
Por Paula Martins 10 de maio de 2025
José Alberto Silva publica sua primeira obra aos 78 anos e desafia o silêncio sobre a história negra de Porto Alegre
Por Maria Helena dos Santos 9 de fevereiro de 2024
PROCESSOS SELETIVOS AFIRMATIVOS | Programa Oportunidades FNG
Por Frente Negra 7 de dezembro de 2023
No último sábado, dia 2 de dezembro, tomou posse a nova diretoria da Frente Negra Gaúcha, durante jantar-baile realizado nas dependências da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado. A data também marcou as comemorações do Dia Nacional do Samba. A pedagoga e defensora dos direitos humanos, Vanessa da Silva Mulet, assume a presidência em substituição a João Carlos Almeida dos Santos, que presidiu a entidade por duas gestões consecutivas. Mulet tem como vice-presidente, a bióloga e ativista negra Maria Cristina Ferreira dos Santos. O encontro foi marcado pela presença de grandes personalidades políticas, como das deputadas federais Reginete Bispo e Daiana Santos, que também comemoravam a mais recente conquista do movimento negro e de toda a sociedade, a aprovação da data de 20 de novembro como feriado nacional pelo Dia da Consciência Negra, que passa a se chamar, agora, de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, como forma de combate à luta antirracista, proposta do qual Reginete Bispo foi relatora, e que teve atuação marcante de Daiana Santos na composição da Bancada Preta da Câmara dos Deputados. A vereadora da Bancada Negra, Cuca Congo, também se fez presente.  A diretoria que irá comandar os destinos da entidade no biênio 2023-2025 está assim constituída: Presidente, Vanessa da Silva Mulet; Vice-Presidente, Maria Cristina Ferreira dos Santos; Secretária, Tânia Maira dos Santos; Substituta, Margarida Martimiano; Diretoria de Formação Política, Kleber da Silva Rocha; Substituto, Luís Carlos de Oliveira; Diretoria Social, Silvio Garcias; Substituto, Francisco Paiva Moreira; Diretoria Financeira, Eliane Carvalho Valcam; Substituto, Luís Carlos Souza dos Santos; Diretoria de Comunicação, Maria Helena dos Santos; Substituta, Aline Alves. No Conselho Fiscal, os Titulares são Euclides Martins Camargo, Édson Camargo da Cunha e Rogério Wanderley de Oliveira Ribeiro, tendo como Suplentes, Fábio Fonseca da Silva e José Guarassu Barbosa.
Por Frente Negra 24 de outubro de 2023
No dia 16 de outubro, em Assembleia Geral foi eleita por aclamação a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da Frente Negra Gaúcha, que tomará posse no dia 16 de novembro deste ano. O grupo que irá conduzir os destinos da FNG no biênio 2023/2025 está assim constituído: Presidência - Vanessa da Silva Mulet; Vice - Maria Cristina Ferreira dos Santos; Secretária – Tânia Maira dos Santos; Substituta – Margarida Martimiano; Diretoria de Formação Política – Kleber da Silva Rocha; Substituto – Luís Carlos de Oliveira; Diretoria Social - Silvio Garcias; Substituto - Francisco Paiva Moreira; Diretoria Financeira – Eliane Carvalho Valcam; Substituto – Luís Carlos Souza dos Santos; Diretoria de Comunicação - Maria Helena dos Santos; Substituta - Aline Alves. No Conselho Fiscal, os Titulares são Euclides Martins Camargo, Édson Camargo da Cunha e Rogério Wanderley de Oliveira Ribeiro, tendo como Suplentes, Fábio Fonseca da Silva e José Guarassu Barbosa.
Por Airton Fernandes Araújo 18 de outubro de 2023
A Frente Negra Gaúcha vem desenvolvendo sólidas campanhas contra o racismo no futebol
Por Silvia Mara Abreu 28 de setembro de 2023
As chapas que irão conduzir o destino da entidade no biênio 2023/2025 deverão se inscrever junto à Secretaria da Frente Negra Gaúcha até o dia 06 de outubro
Mais Publicações