Diretoria da FNG teve reunião com ‘Vidas Negras Importam’ para debater ações em prol do povo negro
Frente Negra • 19 de novembro de 2020
Diretoria da FNG teve reunião com ‘Vidas Negras Importam’ para debater ações em prol do povo negro
Em videoconferência, Frente Negra Gaúcha busca novas estratégias em conjunto com Vidas Negras Importam
Por Alessandra Folyver
Desde setembro de 2020, a Frente Negra Gaúcha (FNG) integra o grupo de trabalho sobre violência contra a população negra do Governo do Estado. Deste grupo se originou o encontro com a iniciativa Vidas Negras Importam, movimento social independente ligado aos Estados Unidos e com ramificações em todo o Brasil. No último dia 6 de novembro, a FNG participou de uma videoconferência, a convite da organização.
No encontro, trataram de ações que precisam ser realizadas em conjunto para a conquista de espaços para o negro na sociedade, a exemplo da audiência pública ocorrida com o procurador geral da Justiça, Fabiano Dallazen, no dia 5 de novembro. Em sua fala, o mandatário concordou com a necessidade de ampliar o controle externo das forças policiais, avançar nas iniciativas extraprocessuais de prevenção à violência institucional das forças de segurança pública, ampliando a estrutura do Ministério Público (MP) para estar à altura desse desafio.
Participaram da videoconferência, a diretoria da FNG, representada pelo diretor Social, Silvio Garcias; a diretora de Formação Política substituta, Vanessa Mulet; o diretor financeiro, Luis Carlos Souza dos Santos; a diretora de Comunicação, Silvia Abreu; a diretora de Comunicação substituta, Alessandra Folyver, e Gilvandro Antunes, do Vidas Negras Importam.
Na reunião, foram apresentados os projetos e propostas da FNG para o Vidas Negras Importam, destacando-se a importância de ser uma organização suprapartidária, representar a política nos diferentes espaços de poder e apoiar homens, mulheres e LGBTQIA+, no incentivo para que tenham espaço dentro da sociedade e com isso ser possível criar uma rede de movimentos negros do Estado na luta contra a desigualdade racial e social.
Gilvandro Antunes ressaltou a importância de ampliar as ações dos movimentos sociais com a ideia de criar um fórum de encontro sistemático, com todas as articulações de movimentos negros do Estado. Sugeriu começar com um manifesto de encontro presencial, ainda em 2020, observando-se todos os protocolos de segurança face o Covid-19. Além da FNG, o Vidas Negras Importam pretende conversar com outros movimentos para a realização do manifesto e construção do fórum.
Legenda da foto: Reunião da FNG com Vidas Negras Importam.

O Programa “Potências Negras”, iniciativa da Frente Negra Gaúcha (FNG) viabilizada por emenda parlamentar da deputada federal Daiana Santos, segue avançando em suas etapas de implementação. O projeto tem como objetivo formar e fortalecer lideranças negras em comunidades periféricas do Rio Grande do Sul, por meio de cursos que integram letramento racial, formação política e estratégias de mobilização social. Desde o lançamento do edital, a equipe responsável avançou por diferentes etapas preparatórias: análise de currículos, entrevistas com candidatas(os) e avaliação da comissão técnica, que resultaram na definição dos facilitadores selecionados. Com essa fase concluída, o projeto segue agora para a assinatura dos contratos e, em seguida, para o início da divulgação das inscrições junto às comunidades beneficiadas. A proposta pedagógica parte da educação como prática emancipatória, inspirada em referências como Paulo Freire, Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, Silvio Almeida e Frantz Fanon. Ao longo do curso, cerca de 50 participantes serão capacitados em conteúdos que abrangem justiça racial, participação política, comunicação e valorização das trajetórias da população negra.

No último sábado, dia 2 de dezembro, tomou posse a nova diretoria da Frente Negra Gaúcha, durante jantar-baile realizado nas dependências da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado. A data também marcou as comemorações do Dia Nacional do Samba. A pedagoga e defensora dos direitos humanos, Vanessa da Silva Mulet, assume a presidência em substituição a João Carlos Almeida dos Santos, que presidiu a entidade por duas gestões consecutivas. Mulet tem como vice-presidente, a bióloga e ativista negra Maria Cristina Ferreira dos Santos. O encontro foi marcado pela presença de grandes personalidades políticas, como das deputadas federais Reginete Bispo e Daiana Santos, que também comemoravam a mais recente conquista do movimento negro e de toda a sociedade, a aprovação da data de 20 de novembro como feriado nacional pelo Dia da Consciência Negra, que passa a se chamar, agora, de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, como forma de combate à luta antirracista, proposta do qual Reginete Bispo foi relatora, e que teve atuação marcante de Daiana Santos na composição da Bancada Preta da Câmara dos Deputados. A vereadora da Bancada Negra, Cuca Congo, também se fez presente. A diretoria que irá comandar os destinos da entidade no biênio 2023-2025 está assim constituída: Presidente, Vanessa da Silva Mulet; Vice-Presidente, Maria Cristina Ferreira dos Santos; Secretária, Tânia Maira dos Santos; Substituta, Margarida Martimiano; Diretoria de Formação Política, Kleber da Silva Rocha; Substituto, Luís Carlos de Oliveira; Diretoria Social, Silvio Garcias; Substituto, Francisco Paiva Moreira; Diretoria Financeira, Eliane Carvalho Valcam; Substituto, Luís Carlos Souza dos Santos; Diretoria de Comunicação, Maria Helena dos Santos; Substituta, Aline Alves. No Conselho Fiscal, os Titulares são Euclides Martins Camargo, Édson Camargo da Cunha e Rogério Wanderley de Oliveira Ribeiro, tendo como Suplentes, Fábio Fonseca da Silva e José Guarassu Barbosa.

No dia 16 de outubro, em Assembleia Geral foi eleita por aclamação a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da Frente Negra Gaúcha, que tomará posse no dia 16 de novembro deste ano. O grupo que irá conduzir os destinos da FNG no biênio 2023/2025 está assim constituído: Presidência - Vanessa da Silva Mulet; Vice - Maria Cristina Ferreira dos Santos; Secretária – Tânia Maira dos Santos; Substituta – Margarida Martimiano; Diretoria de Formação Política – Kleber da Silva Rocha; Substituto – Luís Carlos de Oliveira; Diretoria Social - Silvio Garcias; Substituto - Francisco Paiva Moreira; Diretoria Financeira – Eliane Carvalho Valcam; Substituto – Luís Carlos Souza dos Santos; Diretoria de Comunicação - Maria Helena dos Santos; Substituta - Aline Alves. No Conselho Fiscal, os Titulares são Euclides Martins Camargo, Édson Camargo da Cunha e Rogério Wanderley de Oliveira Ribeiro, tendo como Suplentes, Fábio Fonseca da Silva e José Guarassu Barbosa.

FNG recebe Comenda que destaca luta contra racismo e desigualdades sociais pela Câmara de Vereadores
FNG recebe Comenda que destaca luta contra racismo e desigualdades sociais pela Câmara de Vereadores